Sois doce e bela, ó Maria, minha Mãe.

Fra Filippo LippiMystical Nativity (Detalhe).

Da vida interior de Maria.

I. Solidão e silêncio.

1. Permaneça sempre de boa vontade na solidão e no silêncio, a fim de poder rezar melhor: foi assim que Maria permaneceu com o anjo, sozinha em seu retiro e falando com ele somente. Um anjo então irá também até você e lhe anunciará as maravilhas do céu. Ele será para você um auxílio e um guardião, e, diante dele, o espírito do mal fugirá para longe.

2. Ocultar-se e calar-se, a exemplo de Maria, é o único modo de ter a paz do coração e de obter de Deus o dom da oração. Veja a abelha em sua avidez por colher o mel: ela percorre as flores, mas sem prender-se a elas; assim que retira delas o néctar, foge apressadamente para a colmeia, indo esconder o mel, a fim de poder saboreá-lo durante o inverno, na solidão e na calma da paz. Ela esconde assim a fragrância dos perfumes, tomando cuidado para, ao sair para voar aqui e ali, não perder o fruto de seu trabalho.

II. Trabalho e meditação.

3. Aliás, as fragrâncias bem armazenadas em seus recipientes perfumam mais e se conservam melhor. Aqueles, ao contrário, deixados abertos não demoram a perder o frescor e encanto. Assim também as flores, quando muito tocadas com as mãos, perdem o viço e o brilho. As flores só podem florescer em terras de jardim: elas só ficam protegidas atrás dos muros. Assim, as rosas que nascem à sombra dos cercados desabrocham rápido e perfumam por bastante tempo, enquanto aquelas que foram semeadas ao longo dos caminhos perdem o perfume, fenecem e morrem.

4. Assim também a chama acesa em pleno vento está sujeita a se apagar; aquela, porém, que se conserva na lamparina, permanece luminosa. É assim que acontece com nossa devoção: ela se preserva e cresce no retiro, ao passo que se evapora e se perde no barulho.

5. Três coisas são em toda parte necessárias ao homem; três coisas agradam a Deus, a Maria e aos anjos: os trabalhos das mãos, apesar do cansaço do corpo; o amor pelo estudo, apesar do tédio do coração; o cuidado pela oração, apesar das seduções do demônio. Portanto, ame o retiro e trabalhe com frequência, se você quiser ter a paz do coração.

III. Oração para glorificar Maria em seus dons.

6. Sois doce e bela, ó Maria, minha Mãe, Santa Mãe de Deus, cheia de graça. Somente Aquele que é capaz de contar as estralas do céu poderia numerar vossas virtudes. Tanto quanto o céu visível é sublime e se eleva acima da terra, assim também vossa vida foi exaltada acima das nossas: somente vós merecestes ser escolhida, desde toda a eternidade, para ser a Mãe de Deus, e para ser, no tempo, consagrada pelo Espírito, saudada pelos anjos, instruída pelo arcanjo e recoberta pela sombra do Senhor.

(Tomás de Kempis - "A Imitação da Bem-Aventurada Virgem Maria")

Comentários