A bem-aventurada Virgem é a mãe de Deus



(Compêndio de Teologia, Santo Tomás de Aquino)

"(...) Se alguém todavia quiser dizer que a bem-aventurada Virgem não deve dizer-se mãe de Deus porque dela não foi assumida a divindade, mas só a carne, tal como dizia Nestório, manifestamente ignora o que diz. 

"Com efeito, nenhuma se diz mãe de alguém porque se tenha tomado dela tudo o que há nele. O homem sem dúvida consta de alma e de corpo, e o homem é mais o que é segundo a alma que o é segundo o corpo. No entanto, a alma de nenhum homem se toma da mãe, senão que ou é criada imediatamente por Deus, como sustenta a verdade, ou, se fosse por transmissão, como afirmaram alguns, não se tomaria da mãe, mas antes do pai, porque na geração dos outros animais, segundo doutrina dos filósofos, o macho dá a alma, mas a fêmea o corpo. 

"Assim pois como se chama mãe de qualquer homem à mulher de que ele tomou seu corpo, assim também à bem-aventurada Virgem Maria deve chamar-se mãe de Deus, se dela foi tomado o corpo de Deus. Ora, é necessário dizer que é o corpo de Deus, se foi assumido na unidade da pessoa do Filho de Deus, que é verdadeiro Deus. Logo, para os confessores de que a natureza humana foi assumida pelo Filho de Deus na unidade da pessoa, e necessário dizer que a bem-aventurada Virgem Maria é mãe de Deus. Porque porém Nestório negava que seja uma a pessoa de Deus e do homem Jesus Cristo, por isso consequentemente negava que a Virgem Maria seja mãe de Deus.


Comentários