Todo o mundo espera a resposta de Maria



-Das homilias de São Bernardo, Abade, sobre as excelências da Virgem Mãe
(Homilia 4, 8-9: Opera Omnia, Edição Cisterciense, 4 [1966] 53-54)

"Ouvistes, Virgem, que conceberás e darás a luz a um filho; ouvistes que não será por obra de varão, mas por obra do Espírito Santo. Observe que o Anjo aguarda tua resposta, porque já é tempo que se volte ao Senhor que o enviou. Também nós, os condenados infelizmente à morte pela divina sentença, esperamos, Senhora, esta palavra de misericórdia.

Está entre suas mãos o preço de nossa salvação; em seguida seremos livres se consentes. Pela Palavra eterna de Deus fomos todos criados, e apesar disso morremos; mas por tua breve resposta seremos agora restabelecidos para ser chamados de novo à vida.

Isto te suplica, ó piedosa Virgem, o triste Adão, desterrado do paraíso com toda sua miserável posteridade. Isto Abraão, isto Davi, com todos os santos antecessores seus, que estão presos na região da sombra da morte; isto mesmo te pede o mundo todo, prostrado a teus pés.

E não sem motivo aguarda com ânsia tua resposta, porque de tua palavra depende o consolo dos miseráveis, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, a salvação, finalmente, de todos os filhos de Adão, de toda sua linhagem.

Dá depressa tua resposta. Responde ao Anjo, ou, melhor dizendo, ao Senhor por meio do Anjo; responde uma palavra e receba Ao que é a Palavra; pronuncia tua palavra e conceba a divina; emite uma palavra fugaz e acolha em teu seio a Palavra Eterna.

Porque tardas? Que receias? Crê, diz sim e receba. Que tua humildade se revista de audácia, e tua modéstia de confiança. De nenhum modo convém que tua simplicidade virginal se esqueça aqui da prudência. Neste assunto não temas, Virgem prudente, a presunção; porque, ainda que é boa a modéstia no silêncio, mais necessária é agora a piedade nas palavras.

Abre, Virgem ditosa, o coração à fé, os lábios ao consentimento, as castas entranhas ao Criador. Veja que o desejado de todos os povos está chamando à tua porta. Se demoras em abrir-lhe, passará adiante, e depois voltarás com dor à buscar ao amado de tua alma. Levanta-te, corre, abre. Levanta-te pela fé, corre pela devoção, abre pelo consentimento."


Comentários

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.