Quem bem servir a Virgem irá ao Paraíso

Madonna, Lorenzo da Viterbo



Cantiga 103 do rei de Leão e Castela Alfonso X, o Sábio. 
Cantigas de Santa María 

Esta cantiga mostra como Santa Maria fez passar 300 anos ao monge depois do canto de um passarinho, pois acabava de pedir lhe fosse mostrado o bem que sentem as almas que estão no Paraíso.

“Quem bem servir à Virgem, irá ao Paraíso.”

Sobre isso quero vos contar agora um grande milagre que fez Santa Maria a um monge que sempre lhe pedia para ver o bem que há no Paraíso, e que ele o visse antes de morrer.

Veja o foi capaz de fazer a Gloriosa; fê-lo entrar num jardim já muitas vezes percorrido. Mas naquele dia fez que descobrisse uma fonte muito pura e formosa, e ele se sentou junto a ela.

E depois de lavar muito bem as suas mãos, disse: “Ah! Virgem, quando acontecerá de eu poder ver um pouco do gáudio do Paraíso que tanto Vos tenho pedido, antes de sair desta terra e assim eu saiba o galardão que teria aquele que pratica o bem?”

Assim que o monge acabou a oração, ouviu logo um passarinho que cantava tão belamente, que se esqueceu de tudo, e ficou ali a ouvir aquele maravilhoso som.

Ele encontrara tão grande prazer naquele canto e naquela canção que se passaram 300 anos ou mais, acreditando ter ficado por muito pouco tempo, como acontece com os monges quando visitam periodicamente o vergel.

Voou depois o passarinho, fato que lhe causou muita pena, e pensou: “Tenho de sair daqui, pois os meus irmãos de hábito vão querer saber onde eu estou”.

E assim tomou a trilha que o conduzia ao mosteiro. Ei que se depara com um grande pórtico que jamais tinha visto, e exclamou: “Valha-me Santa Maria!” É este o meu mosteiro? O que será de mim?

Em seguida entrou na igreja e grande foi o pavor que tiveram os monges quando o viram. O prior se dirige a ele e lhe pergunta: “Amigo, quem és tu e o que procuras aqui?”

Disse ele: “Procuro meu abade, que há pouco deixei e ao prior e aos frades dos quais me separei quando fui ao jardim; quem me poderá dizer onde estão?”

Quando o abade ouviu isso pensou tratar-se de um louco, mas ao saber bem o que tinha acontecido, disse: Quem ouviu tão grande maravilha como a que Deus fez a ele pelos rogos de sua Mãe, a Virgem de incomensurável valor?

E A louvemos por isto, pois quem A louvar, não louvará mais coisa alguma criada. “Por Deus que é muito justo fazê-lo, pois a garantia de tudo o que pedimos, Ele nos concede, e aqui ficou demonstrado o que nos há de ser dado”.

Fonte: http://contoselendasmedievais.blogspot.com.br/2014/10/quem-bem-servir-virgem-ira-ao-paraiso.html

Comentários