A Alma Gloriosa de Maria - Parte IV

domingo, 4 de maio de 2014

Orações para Todos os Dias deste Mês


IV. ALMA DO ESPÍRITO SANTO

Neste título se encerra uma verdade cheia de encanto. Desde toda a eternidade o Espírito Divino, o Espírito Santificador se ocupou com o aperfeiçoamento da alma singularíssima de Maria. Contemplando a qual, Ele murmura: “Tu és toda formosa, amiga minha; não há macula em ti; tu feriste o meu coração, irmã, minha esposa... (Ct 4). E, quando nesta terra, então o Espírito a persegue com seu amor castíssimo, soprando aos seus ouvidos os mistérios da santidade, quer na tranquillidade do lar paterno, quer na solidão do templo. Mas, depois, quando o Arcanjo Gabriel exclama: “O Espírito Santo virá sobre ti... "começa Ele a introduzir a alma gloriosa de Maria nos segredos suavemente puros do grande amor. Torna-se ela, então, de fato, sua esposa fidelíssima. E, num mistério que extasia os céus, vemo-la Virgem e Mãe, porque esposa do Espírito Divino. E o Espírito, cioso de sua beleza, a guarda e vigia — na frase do Bem. de Montfort — com mais solicitude do que o Querubim, com a espada flamejante, à porta do paraíso terreal. E dela, Ele diz:a irmã minha esposa é um jardim fechado, uma fonte com selo inviolável (Ct 4, 12). E ela só ouve as inspirações do Esposo, que depois de a ter preparado no recolhimento do Templo, a faz aceitar a tremenda dignidade de Mãe de Deus. E a leva, em viagem de núpcias, às montanhas do Hebron, onde lhe inspira o seu radioso hino: Magnificat! Depois a esconde no Egito, a esconde em Nazaré, onde há colóquios que só os céus conhecem. E quando o Espírito baixa, oficialmente, sobre a Igreja lá está a Esposa fidelíssima, para receber o raio mais forte e mais fecundo de seu amor. E com este amor ela vai suportado o exílio cá na terra que se prolonga tanto, até soar, enfim, num tom festivo, a voz divina: Vem, ó minha esposa, serás coroada! (Ct 4. 8).



Era a glorificação de sua fidelidade!
 O Espírito Santo quer também desposar a nossa alma. Tomar posse dela, guiá-la até ao cume da perfeição. Por isso a visitou no dia do nosso batismo, no dia da nossa confirmação, quando a enriqueceu com seu presente septenário. Por isso a visita todos os dias com suas inspirações suavíssimas. Mas que correspondência encontra Ele em nós? Nós seguimos o espírito do mundo que nos leva à ruína e não queremos seguir o Espírito de Deus que nos levaria à paz e à felicidade. “Por isso há tantos erros e desuniões, e tão pouca luz e harmonia no mundo, porque os homens se esquecem do Espírito Divino”, dizia a carmelita árabe Irmã Miriam de Jesus Crucificado. E com quanta razão! Entreguemos a nossa alma à direção do Espírito Paráclito, com fidelidade, e seremos santos e o mundo se transformará.
Um dos mais belos exemplos modernos da devoção ao Divino Espírito Santo dá-nos a vida fecunda do grande Servo de Deus, P. Arnaldo Janssen. Muitas vezes, em sermões e conferências, falava aos fiéis e aos religiosos sobre a importância desta devoção. Aos sacerdotes recomendava, com instância, que fossem propagadores de devoção tão salutar. Suas cartas, sempre as terminava: “Saúda-o no amor do Espírito Santo, etc.”. Determinou na sua Congregação várias práticas em honra da Terceira Pessoa Divina. Por isso dizia o Cardeal Simeoni: “Não me admiro do grande desenvolvimento que tomou a Congregação do Verbo Divino, pois nela se venera, com especialidade, o Divino Espírito Santo”. — E a nossa alma, como se desenvolveria ao influxo desta devoção divina!


MARIA Santíssima, templo do Senhor, sacrário e esposa do Espírito Santo, alcançai-nos as riquezas de seus dons e fazei-nos dóceis aos seus ensinamentos. Assim seja!

__________
Do Livro: A Alma Gloriosa de Maria - Frei Henrique G. Trindade, O.F.M. - 1937 - segunda edição


Fonte:
http://almasdevotas.blogspot.com.br/
Compartilhe este artigo :

0 comentários:

Deixe seu comentário

Diga-nos o que voce está pensando... !

 
Support : Creating Website | Johny Template | Mas Template
Copyright © 2011. Vas Honorabile - All Rights Reserved
Template Created by Creating Website Inspired by Sportapolis Shape5.com
Proudly powered by Blogger