Aquela que abriu as portas do céu para nos salvar



Cantiga 246 do rei de Castela Alfonso X, o Sábio. Cantigas de Santa María

“Aquela que abriu as portas do céu para nos salvar tem poder para abrir e fechar as portas deste mundo”.

Eu vos contarei um milagre sobre isso. Pelo que li e acreditei – aconteceu no Alcácer, onde uma muito boa cristã vivia e confiava na Virgem mais do que tudo.

Por amor a Nossa Senhora, sempre ia aos sábados a uma igreja para rezar e levar uma oferenda.

Em meio a muitas ocupações, um dia ela se esqueceu de que era sábado e ao se dar conta do ocorrido, já era demasiado tarde.

Arrependida, ela foi à igreja com o intuito de entrar, mas como o povoado ficasse longe da igreja, encontrou suas portas já fechadas ao chegar, e se pôs a rezar e a chorar do lado de fora.

Terminada a sua oração, viu as portas abertas, e, maravilhada, pois ninguém as abrira, dirigiu-se ao altar e depositou ali a sua oferenda.

Ao deixar os umbrais da igreja, percebeu as portas se fecharem por si mesmas e, pasmada, tomou às presas o caminho de volta ao povoado.


Eis que ao chegar junto às suas muralhas pôde perceber que já se encontravam fechadas, pelo que – eu vos garanto por São Dionísio – se afligiu muito, mas recorreu como de costume a Nossa Senhora e as mesmas lhe foram abertas.

Nesse momento, uma formosa e nobre senhora tomando-a pela mão com grande contentamento a fez entrar na cidade conduzindo-a até a sua casa.

Antes de entrar em sua casa, perguntou à senhora:

– “Quem és tu, Senhora, que tanto bem fizeste a uma pobre mulher como eu?”

Ao que ela, com muita graça, respondeu:

– “Eu sou Aquela que socorre em seus males àqueles que precisam de Mim, Aquela que Deus escolheu para se encarnar”.

Quando a boa mulher ouviu isso, prosternou-se aos pés da Senhora para beijá-los, mas Ela desapareceu, deixando-a muito desconsolada.

Entrou então em sua casa e, no dia seguinte, saiu para contar o acontecido a todo mundo.

Comentários