XV de Agosto Festa da Assumpção de Maria Santíssima – Meditação de Santo Afonso Maria de Ligório


Astitit regina a dextris tuis, in vestitu desurato, circumdata varictate – “Apresentou-se a rainha a tua direita com manto de ouro, coroada de variedade” Ps. 44, 10

Summario. Maria morre, é acompanhada de inúmeros espíritos celestiais e de seu próprio Filho, entra no céu em alma e corpo. Deus abraça-a, abenço-a e fala-a Rainha do universo, elevando-a acima de todos os anjos e santos. Regozijemo=nos com a divina Mãe, que é também a nossa, e avivemos a nossa confiança nella, invocando-a em todas as nossas necessidades. Roguemos-lhe sobretudo que, assim como ella morreu de puro amor a Deus, possamos nós morrer ao menos com contrição dos nossos pecados.


1 . Maria morre, mas como? Morre tôda desapegada do affecto ás creaturas, e morre consumida pelo divino amor, de que o seu santíssimo coração estava sempre todo abrasado. — Ó santa Mae, ides deixar a terra: não vos esqueçais de nós, pobres peregrinos, que ainda ficamos neste valle de lagrimas, combatidos por tantos inimigos, que desejam a nossa perdição eterna. Pelos merecimentos da vossa preciosa morte, vos supplicamos que nos obtenhais o desapego das cousas terrestres, o perdão dos pcccados, o amor de Deus e a santa perseverança. E, quando chegar a hora da nossa morte, assisti-nos lá do alto do céu, com a vossa intercessão, e alcançae-nos a graça de irmos ao paraiso beijar os vossos pés.

Maria morre; seu preciosíssimo corpo e levado pelos apostolos á sepultura, guardado pelos anjos durante tres dias, e em seguida transportado ao paraiso. Mas a sua alma formosa, apenas sahiu do corpo, entra na beatitude eterna, acompanhada de innumeros anjos e do seu proprio Filho.— Já no céu, a humilde Virgem apresenta-se a Deus, adora-o e com affecto immenso lhe agradece todas as graças que lhe fôram dispensadas. Deus abraça-a, abençoa-a e fal-a Rainha do universo, exaltando a acima de todos os anjos e santos: Exaltata est sancta Dei Génitrix super choros angelorum ad coelestia regna.

Se, no dizer do Apostolo, a intelligencia humana não pode comprehender a gloria immensa que Deus preparou no céu para os seus servos que o amaram na terra; quão grande não será a gloria quo elle concedeu á sua santíssima Mãe, que em terra o amou mais do que todos os santos e anjos, e o amou com tôdas as suas forças? de modo que, chegando ao céu, poude dizer a Deus: Senhor, se não Vos amei tanto como mereceis, ao menos Vos amei quanto pude.
Alegremo-nos com Maria pela gloria a que Deus a sublimou; mas alegremo-nos tambem por nossa causa, porquanto, ao mesmo tempo que Maria foi elevada á dignidade de Rainha do mundo, foi tambem feita nossa advogada. Advogada tão piedosa, que se encarrega da defeza de todos os peccadores que a ella se recommendam; e tão poderosa junto do nosso Juiz, que ganha todas as causas.

Ó grande, excelsa e gloriosissima Senhora, prostrados aos pés do vosso throno, nós vos veneramos deste valle de lagrimas, e nos alegramos pela gloria immensa com que vos enriqueceu o Senhor. Agora, que já reinaes como Rainha do céu e da terra, ah! não vos esqueçais de nós, vossos pobres servos. Do alto do solio excelso em que reinaes, não vos dedigneis de volver os vossos olhos piedosos a nós, miseráveis. Quanto mais visinha estaes da fonte das graças, tanto mais nolas podeis communicar. No céu descobris melhor as nossas miserias, portanto é preciso que tenhais compaixão de nós e mais nos soccorrais.

Ah, Mãe dulcissima, Mãe amabilissima I os vossos altares estão cercados de muita 'gente, que vos pede, este para ser curado de alguma enfermidade, aquelle para ser provido nas suas necessidades; um vos pede uma boa colheita, outro, a victoria de uma demanda. Nós vos pedimos graças mais agradaveis ao vosso coração: alcançae- nos a humildade, o desapego do terra, a resignação com a vontade divina. Impetra-nos o santo temor de Deus, uma boa morte, o céu. Numa palavra, mudae-nos de peccadores cm santos e fazei que, depois de termos sido cá na terra os vossos fieis servos, possamos um dia ir gozar da vossa presença no céu.


E Vós, ó Senhor, perdoae os crimes dos vossos servos: para que, já que não podemos agradar-Vos com as nossas obras, sejamos salvos pela intercessão da Mãe de vosso Filho e Senhor nosso. Fazei-o pelo amor de Jesus Christo.

Comentários