Vigilia da Assunção de Nossa Senhora ao Céu


A DORMIÇÃO DA VIRGEM

 


.
Não há registros históricos do momento da morte de Maria Santíssima. Há uma tradição cristã que diz que ela teria morrido (Dormição da Virgem Maria) no ano 42 d.C. e seu corpo sepultado no Getsêmani. Desde os primeiros séculos, usou-se a expressão "dormitação" (do lat. dormitáre), em vez de "morte". Alguns teólogos e Santos da Igreja Católica sustentam que Maria não teria morrido, mas teria "dormitado" e assim levada aos Céus; outra corrente, sustenta que não teria tido este privilégio uma vez que o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo passou pela morte. 
 .
A Assunção de Maria é a crença tradicional da Igreja Católica de que A Virgem Maria mãe de Jesus Cristo, no final de sua vida, foi fisicamente assunta ao Céu. A Igreja Católica ensina esta crença como um dogma de que a Virgem Maria "ao concluir o curso de sua vida terrena, foi assunta em corpo e alma para a glória celestial." Isto significa que Maria foi transportada para o Céu com o seu corpo e alma unidas. Esta doutrina foi dogmaticamente e infalivelmente definida pelo Papa Pio XII, em 1 de novembro de 1950, na sua Constituição Apostólica Munificentissimus Deus. A festa da Assunção ao Céu da Virgem Maria é celebrada como a "Solenidade da Assunção da Bem-aventurada Virgem Maria" pelos católicos, e como a "Dormição" pelos cristãos ortodoxos. A Assunção de Maria é uma grande festa, normalmente comemorada no dia 15 de agosto.
.

.
Os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, Lucas e João, não mencionam atributos miraculosos a Virgem Maria. Na narrativa bíblica, sua aparição ocorre nos momentos antes do nascimento, em trechos da vida pública e no martírio de Jesus Cristo. Além disso, ela aparece nos Atos dos Apóstolos, em oração com a Igreja reunida, à espera de Pentecostes. Os demais fatos da vida de Nossa Senhora nos vêm da Tradição.

.


O MISTÉRIO DE ELCHE 


.
El misteri d'Elx ou o Mistério de Elche é um drama sacro-lírico religioso que recria a Dormição, Assunção e Coroação da Virgem Maria. Dividida em dois atos, a obra é encenada todos os anos, há séculos, nos dias 14 e 15 de agosto, no interior da Basílica de Santa Maria, na cidade espanhola de Elche.
.
Trata-se de uma obra única em seu gênero, que tem sido realizada sem interrupção até hoje, superando até mesmo o obstáculo da proibição de representar dentro das igrejas pelo Concílio de Trento. Foi o Papa Urbano VIII que, em 1632, deu à cidade de Elche, por meio de uma bula, a permissão para continuar essa representação.
.
Aqui uma bela apresentação em PPS sobre o Mistério de Elche:  

.

Fonte: Pale Ideas.

+

Comentários

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.