Ó Virgem, pela tua bênção é abençoada a criação inteira!


O céu e as estrelas, a terra e os rios, o dia e a noite, e tudo quanto obedece ou serve aos homens, congratulam-se, ó Senhora, porque a beleza perdida foi por ti de certo modo ressuscitada e dotada de uma graça nova e inefável. Todas as coisas pareciam mortas, ao perderem sua dignidade original que é de estar em poder e a serviço dos que louvam a Deus. Para isto é que foram criadas. Estavam oprimidas e desfiguradas pelo mau uso que delas faziam os idólatras, para os quais não haviam sido criadas. Agora, porém, como que ressuscitadas, alegram-se, pois são governadas pelo poder e embelezadas pelo uso dos que louvam a Deus.

Perante esta nova e inestimável graça, todas as coisas exultam de alegria ao sentirem que Deus, seu Criador, não apenas as governa invisivelmente lá do alto, mas também está visivelmente nelas, santificando-as com o uso que delas faz. Tão grandes bens procedem do bendito fruto do sagrado seio da Virgem Maria.

Pela plenitude da tua graça, aqueles que estavam na mansão dos mortos alegram-se, agora libertos; e os que estavam acima do céu rejubilam-se renovados. Com efeito, pelo Filho glorioso de tua gloriosa virgindade todos os justos que morreram antes da sua morte vivificante, exultam pelo fim de seu cativeiro, e os anjos se congratulam pela restauração de sua cidade quase em ruínas.

Ó mulher cheia e mais que cheia de graça, o transbordamento de tua plenitude faz renascer toda criatura! Ó Virgem bendita e mais que bendita, pela tua bênção é abençoada toda a natureza, não só as coisas criadas pelo Criador, mas também o Criador pela criatura!

Deus deu a Maria o seu próprio Filho, único gerado de seu coração, igual a si, a quem amava como a si mesmo. No seio de Maria, formou seu Filho, não outro qualquer, mas o mesmo, para que, por natureza, fosse realmente um só e o mesmo Filho de Deus e de Maria! Toda a criação é obra de Deus, e Deus nasceu de Maria. Deus criou todas as coisas, e Maria deu à luz Deus! Deus que tudo fez, formou-se a si próprio no seio de Maria. E deste modo refez tudo o que tinha feito. Ele que pode fazer tudo do nada, não quis refazer sem Maria o que fora profanado.

Por conseguinte, Deus é o Pai das coisas criadas, e Maria a mãe das coisas recriadas. Deus é o Pai da criação universal, e Maria a mãe da redenção universal. Pois Deus gerou aquele por quem tudo foi feito, e Maria deu à luz aquele por quem tudo foi salvo. Deus gerou aquele sem o qual nada absolutamente existe, e Maria deu à luz aquele sem o qual nada absolutamente é bom.

Verdadeiramente o Senhor é contigo, pois quis que toda a natureza reconheça que deve a ti, juntamente com ele, tão grande benefício.


(Das Meditações de Santo Anselmo, bispo – Séc. XII – Liturgia das Horas).

+

Comentários

  1. A imagem é de Mucha? O estilo é parecido...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não encontrei referência alguma ao autor, mas duvido que se trate de Alfons Maria Mucha, que era mais dramático, veja a sua Madonna of Lilies, de 1905: http://2.bp.blogspot.com/-raQ6KqrfuFY/TlexYgPEFMI/AAAAAAAALr8/ujA4CzFxz2o/s1600/Alphonse+Maria+Mucha+-+Tutt%27Art%40+%284%29.jpg.

      Aqui outro exemplo do estilo dele, que preenche toda a tela, sem deixar espaços vazios: http://03varvara.files.wordpress.com/2011/11/00-17-alfons-maria-mucha-mount-athos-the-holy-mountain-the-orthodox-vatican-from-the-slavonic-epic-nr-17-1926.jpg.

      Contudo, o grosso da "produção" dele eram as mulheres nuas ou seminuas, que não vou linkar aqui por óbvias razões.

      Além disso, ele apreciava os épicos da cultura e religiosidade eslava: http://03varvara.files.wordpress.com/2011/11/00-20-alfons-maria-mucha-the-apotheosis-of-slavonic-history-the-four-eras-of-the-slavonic-peoples-in-four-colours-from-the-slavonic-epic-nr-20-19261.jpg
      e
      http://03varvara.files.wordpress.com/2011/11/00-2-alfons-maria-mucha-the-celebration-of-svantovit-on-rujc3a1na-when-gods-fight-salvation-is-in-the-arts-from-the-slavonic-epic-nr-2-1912.jpg. Sempre carregados de dramaticidade e sofrimento. A paleta de cores tb é diferente.

      Pode ser de alguém da mesma época, para parece algo por volta de 1900 mesmo.

      Se encontrarmos o autor, informaremos aqui.

      Gratos.

      Excluir

Postar um comentário

Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.