Registro da Dormição da Virgem Maria nos escritos do primeiro século confirma Dogma Católico
Os
cristãos sempre sofreram intensas perseguições, matanças e saques
durante o transcorrer dos séculos, principalmente no início da formação
da Igreja. Por essa razão, muitos dos escritos produzidos pelos
primeiros cristãos foram queimados ou destruídos de outra forma. Sendo
assim, a memória da Igreja, às vezes, tem dados insuficientes sobre a
vida e a obra de santos e mártires do seu passado mais remoto. Para que
essas poucas evidências não se perdessem, ela se valeu das fontes mais
fiéis da literatura mundial, que nada mais são do que as próprias
narrações das antigas tradições orais cristãs preservadas pela
Humanidade.
Interessante é o caso destes dois santos com o nome de Dionísio, venerados no Cristianismo, num total de vinte e dois. A data de 3 de outubro é consagrada ao Areopagita, enquanto o outro santo, o primeiro Bispo de Paris, é festejado no dia 9 deste mês. O primeiro Dionísio foi convertido por São Paulo (At 17,34) durante a sua pregação aos gregos no Areópago¹, daí ter sido agregado ao seu nome o apelido de Areopagita.
Interessante é o caso destes dois santos com o nome de Dionísio, venerados no Cristianismo, num total de vinte e dois. A data de 3 de outubro é consagrada ao Areopagita, enquanto o outro santo, o primeiro Bispo de Paris, é festejado no dia 9 deste mês. O primeiro Dionísio foi convertido por São Paulo (At 17,34) durante a sua pregação aos gregos no Areópago¹, daí ter sido agregado ao seu nome o apelido de Areopagita.
Dionísio, o Areopagita (+ 96dC), sobre a Dormição da Deípara:
“Pois até mesmo entre os nossos hierarcas inspirados, quando, como tu sabes, nós juntamente com ele [um presbítero ateniense chamado Hierotheos] e muitos de nossos santos irmãos se reuniram para contemplar aquele corpo mortal [de Maria], Fonte da Vida, que recebeu o Deus encarnado, e Tiago, irmão de Deus [isto é, Tiago de Jerusalém] estava lá, e Pedro, o chefe maior dos escritores sagrados, e, então, depois de terem contemplado isso, todos os hierarcas ali presentes celebraram, segundo o poder de cada um, a bondade onipotente da fraqueza Divina [ou seja, que Deus se fizesse homem]”.
“Naquela ocasião, eu digo, ele [isto é, Hierotheos] ultrapassou todos os Iniciados com exceção dos escritores divinos, sim, ele estava completamente transportado, completamente absorto, e ficou tão emocionado através da comunhão com aqueles mistérios que ele estava comemorando, que todos os que o ouviram, viram e conheceram (ou melhor, não o conheceram) considerou que ele foi arrebatado por Deus e um hinografo divino”.
(Dionísio o Areopagita -Sobre os Nomes Divinos 3:2)
¹ O
Areópago era o tribunal supremo de Atenas, na Grécia, onde eram
decididas as leis e regras gerais de conduta do povo. Só pertenciam a
ele cidadãos nascidos na cidade, com posses, cultura e prestígio na
comunidade. Dionísio era um desses areopagitas.
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