O autor dos Discursos sobre a Salve Rainha diz que Maria é a
terra prometida pelo Senhor, na qual manava leite e mel. Quer assim mostrar-nos
de modo bem intuitivo a grande bondade dessa Rainha para conosco, miseráveis e
deserdados. S. João acrescenta que Maria
tem entranhas de tanta misericórdia, que merece ser chamada não só
misericordiosa, mas a própria misericórdia. Por causa dos infelizes foi
Maria constituída Mãe de Deus e colocada para lhes dispensar misericórdia,
ensina-nos S. Boaventura. Considera em seguida a imensa solicitude que ela tem
para todos os miseráveis, bem como a sua grande bondade que acima de tudo
deseja socorrer aos necessitados. Essa consideração leva o Santo a dizer: Quando olho para vós, ó Maria, parece-me
não ver mais a divina justiça, mas a divina misericórdia somente, da qual
estais cheia. Em suma, tanta lhe é a piedade que, como diz o Abade Guerrico,
seu amoroso coração não pode cessar um momento de ser misericordioso conosco.
E que outra coisa pode jorrar de uma fonte de piedade, senão
piedade? pergunta S. Bernardo. Por isso, Maria foi chamada “uma bela oliveira
no campo” (Eclo 24, 19). Como da
oliveira só sai o óleo, símbolo da misericórdia, também só graças e
misericórdias destilam as mãos de Maria.
Temos por conseguinte, muita razão, para, com Luís da Ponte,
chamá-la Mãe do óleo da misericórdia. Recorrendo, portanto, a essa Mãe para
pedir-lhe o óleo da sua piedade, não podemos temer que no-lo recuse, como o
negaram as virgens prudentes às loucas, dizendo-lhes: Para que não suceda
faltar-nos ele a nós e a vós. Não; porque ela é muito rica desse óleo de
piedade, previne Conrado de Saxônia. Eis a razão por que a Igreja lhe chama não
só de prudente, mas de prudentíssima. Por aí compreendamos, diz Hugo de S.
Vítor, que Maria é tão cheia de graça e
de misericórdia, que tem como prover a todos, sem nunca ficar desprevenida.
Mas pergunto eu: Por que se diz que esta formosa oliveira
está no meio do campo, e não antes no meio de um jardim bem murado? Ouçamos a
resposta do Cardeal Hugo: Para que possam facilmente contemplá-la e alcançá-la
todos os necessitados. S. Antonino confirma esse belo pensamento ao dizer: Podem todos colher frutos de uma oliveira
que está em campo aberto; e assim podem também todos recorrer a Maria,
pecadores e justos, para obterem misericórdia. Quantos castigos, continua
ele, quantas sentenças e condenações, tem a Santíssima Virgem sabido revogar em
benefício dos pecadores que a ela recorrem! E que mais seguro refúgio, pergunta
o piedoso Tomás de Kempis, podemos encontrar que não o compassivo coração de
Maria? Aí o pobre acha abrigo, remédio o
enfermo, alívio o aflito, consolo o atormentado e socorro o abandonado.
Pobres de nós, sem essa Mãe de Misericórdia, tão atenta e
tão prestadia em socorrer nossas misérias! Onde não há mulher — diz o Espírito
Santo — geme e padece o enfermo (Eclo 36, 27). A mulher é justamente Maria,
conforme atesta S. João Damasceno. Sem ela só há sofrimentos para o enfermo.
Realmente, querendo Deus que todas as graças se dispensem pelos rogos de Maria,
onde eles faltam não haverá esperança de misericórdia. Tal foi a revelação que
o próprio Senhor fez a S. Brígida.
Tememos talvez que Maria não veja ou não queira aliviar
nossas misérias? Não: melhor do que nós, delas tem ciência e compaixão. Cita-me
um Santo que como Maria tanto se compadeça de nossas misérias! ordena S.
Antonino. Onde vê misérias, não lhe sofre o coração deixá-las sem alívio de
sua grande misericórdia. Essa sentença de Ricardo de S. Vítor é confirmada por
Mendoza: Ó Virgem bendita, dispensais às
mãos cheias vossa misericórdia, por toda parte onde descobris necessidades.
E nossa boa Mãe nunca se cansa nesse ofício de misericórdia, como ela mesma o
confessa: E não deixarei de ser em toda a sucessão das idades, e exercitei
diante dele o meu ministério na morada santa (Eclo 24, 14). O que assim comenta
o Cardeal Hugo: Não deixarei até ao fim do mundo de socorrer as misérias dos
homens, e de rogar pelos pecadores, para que sejam salvos da condenação eterna.
Do imperador Tito conta Suetônio que tinha muito prazer em
conceder as graças que se lhe pediam. No dia em que não tinha ocasião de
conceder alguma, lastimava- se, dizendo: Hoje foi um dia perdido para mim. Tito
assim falava, provavelmente, mais por vaidade ou por ambição de estima que por
verdadeira caridade. Nossa Rainha, porém, se possível lhe fosse passar um dia
sem dispensar algum favor, julgá-lo-ia perdido, tão grande é sua caridade, o
seu desejo de espalhar benefícios. E até afirma o B. Bernardino de Busti, ela tem mais ânsia de nos fazer favores, do
que nós temos desejo de os receber. Por isso, continua o sobredito autor,
sempre que a invocamos, a encontramos com as mãos cheias de misericórdia e
liberalidade .
Figura de Maria foi Rebeca que, ao pedir-lhe água o servo de
Abraão, respondeu que daria de beber não só a ele, mas também aos seus camelos
(Gn 24, 19). S. Bernardo, ponderando isso, volta-se para Maria e lhe diz: Ó
Senhora, da plenitude do vosso cântaro dai de beber não só ao servo de Abraão,
como aos seus camelos também. Com outras palavras quer o Santo dizer: Ó
Senhora, sois mais compassiva e liberal que Rebeca; não vos contentais em
dispensar as graças da vossa imensa misericórdia aos servos de Abraão, figura
dos que vos servem fielmente, mas quereis ainda concedê-las aos camelos que
representam os pecadores. Como Rebeca, dá Maria mais do que se lhe pede. Nisso
de liberalidade, diz Ricardo de S. Lourenço, tem a Mãe semelhança com o Filho,
que, na frase de S. Paulo, “é pródigo de graças para todos os que o invocam” (Rm
10, 12). Como acertou Guilherme de Paris ao exclamar: Senhora, rogai por mim, porque vós pedireis com mais devoção do que eu,
e me alcançareis assim de Deus graças maiores do que quantas eu mesmo peça!
(Glórias de Maria – Santo Afonso Maria de Ligório)
*Grifos meus.
Comentários
Postar um comentário
Este blog é eminentemente de caráter religioso e comentários que ofendam os princípios da fé católica não serão admitidos. Ao comentar, tenha ciência de que os editores se garantem o direito de censurar.