A Consagração



Ao fim das três semanas confessar-se-ão e comungarão na intenção de se darem a Jesus Cristo na condição de Escravos por amor, pelas mãos de Maria. E depois da Comunhão, recitarão a fórmula da Consagração, e a assinarão no mesmo dia em que a fizezem. Nesse dia, será bem renderem algum tributo a Jesus e à Sua Mãe Santíssima, seja em penitência de sua infidelidade passada às promessas do Batismo, seja em sinal de sua dependência do domínio de Jesus e Maria. Ora, esse tributo será conforme a devoçãso e capacidade de cada um: um jejum, uma mortificação, uma esmola, um círio. Ainda que não dêem mais que um alfinete em homenagem, contanto que o dêem de bom coração, é o bastante pra Jesus, que só olha a boa vontade. Todos os anos, ao menos no mesmo dia, renovarão a Consagração, observando as mesmas práticas durante três semanas. (T. daV. D. A Sasntíssima Virgem, p. 231-233)

Consagração de si mesmo a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, por meio de Maria.

Ó sabedoria eterna e Encarnada! Ó amabilíssimo e adorável Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, Unigênito Filho do Eterno Pai e da sempre Virgem Maria, adoro-Vos profundamente no Seio e nos Esplendores do Vosso Pai, durante a eternidade e no Seio Virginal de Maria, Vossa Mãe Digníssima, no tempo da Vossa Encarnação. Eu Vos dou graças por terdes aniquilado a Vós mesmo, tomando a forma de escravo, para livrar-me do cruel cativeiro do Demônio. Eu Vos louvo e glorifico por Vos terdes querido submeter a Maria, Vossa Mãe Santíssima em todas as coisas, a fim de por Ela tornar-me Vosso fiel escravo.

Mas, ai de mim, criatura ingrata e infiel! Não cumpri as promessas que Vos fiz solenemente no Batismo; não cumpri com minhas obrigações; não mereço ser chamado Vosso Filho, nem Vosso Escravo e, como nada há em mim que de Vós tenha merecido repulsa e cólera, já não ouso aproximar-me por mim memo de Vossa Santíssima e Augustíssima Majestade. É por esta razão que recorro à intercessão de Vossa Mãe Santíssima que me deste por Medianeira junto a Vós e é por este meio que espero obter de Vós a contrição e o perdão de meus pecados, a aquisição e conservação da Sabedoria.

Ave, pois, ó Maria Imaculada, tabernáculo vivo da Divindade, onde a Eterna Sabedoria escondida quer ser adorada pelos anjos e pelos homens! Ave, ó Raínha do céu e da terra, a cujo império está sujeito tudo o que está abaixo de Deus. Ave, ó Refúgio Seguro dos pecadores, cuja misericórdia jamais a ninguém falece! Atendei ao desejo que tenho da Divina Sabedoria e recebei para este fim, os votos e as oferendas apresentadas pela minha baixeza.
--------------------------------------------------------

Eu, ................................., infiel pecador, renovo e ratifico hoje em Vossas mãos, os votos do Batismo. Renuncio para sempre a Satanás, suas pompas e suas obras e dou-me inteiramente a Jesus Cristo, Sabedoria Encarnada, para segui-lo, levando minha Cruz em todos os dias de minha vida. E, a fim de lhe ser mais fiel do que até agora tenho sido, escolho-Vos nesse dia, ó Maria Santíssima, em presença de toda a Corte Celeste, para minha Mãe e minha Senhora.

Entrego-Vos e consagro-Vos, na qualidade de escravo, meu corpo e minha alma, meus bens interiores e exteriores e até o valor de minhas boas obras passadas, presentes e futuras, deixando-Vos direito pleno e inteiro de dispor de mim e de tudo o que me pertence, sem exceção, a Vosso gosto, para a maior glória de Deus, no tempo e na eternidade.

Recebei, ó benigníssima Virgem, esta pequena oferenda de minha escravidão, em união e honra à submissão que a Sabedoria Eterna quiz ter à Vossa Maternidade; em homenagen ao poder que tendes Ambos sobre este vermezinho e miserável pecador; em ação de graças pelos privilégios com que Vos favoreceu a Santíssima Trindade. Protesto que quero, de agora em diante, como Vosso verdadeiro Escravo, procurar Vossa honra e obedecer-vos em todas as coisas.

Ó Mãe admirável, apresentai-me a Vosso amado Filho, na qualidade de Escravo Pérpétuo, para que, tendo-me remido por Vós, por Vós também me receba favoravelmente. Ó Mãe de Misercórdia, concedei-me a graça de obter a Verdadeira Sabedoria de Deus e de colocar-me para este fim, no número daqueles a quem amais, ensinais, guiais, sustentais e portegeis como Filhos e Escravos Vossos. Ó Virgem Fiel, tornai-me em todos os pontos, um tão perfeito Discípulo, Imitador e Escravo da Sabedoria Encarnada, Jesus Cristo, Vosso Filho, que eu chegue um dia, por Vossa intercessão e a Vosso exemplo às plenitude de Sua idade na terra e de Sua glória nos Céus. Assim seja.

Comentários